Decoração Industrial – Inspiração

A decoração industrial tende a agradar cada vez mais jovens de toda faixa etária. Quando se fala em estilo industrial ou decoração industrial, remete-se à reutilização de maquinário e equipamentos antigos. Sendo assim, ao contato com um móvel ou um ambiente nesse estilo, além da sensação de responsabilidade ambiental inerente ao conceito, surge aquele gostinho de lembrança, associações com períodos de vida, lugares ou pessoas. É esse o efeito quando utilizamos, em nossos móveis, partes de um elevador de meados do século XX, prateleiras de um antigo boticário, peças de baquelite, pedaços de antigas caixas de armazéns, peças de navios… Essa decoração alia a ousadia e a modernidade da reutilização com a beleza, a resistência e o estilo do antigo ambiente industrial.

 

primeiro elevador da história foi construído no século I a.C., em Roma, pelo arquiteto Vitrúvio. Na época o equipamento não tinha a função de transportar pessoas. Era utilizado para cargas pesadas, como materiais de construção, alimentos e até mesmo reservas de água. Sua composição era bastante primitiva: o primeiro elevador era formado por uma estrutura com roldanas movidas por animais ou força humana, geralmente mão de obra escrava. O primeiro elevador residencial e para transporte de pessoas surgiu somente em 1743, quando o rei Luís XV mandou instalar o equipamento no Palácio de Versalhes. O equipamento unia seus aposentos aos da Madame de Châteauroux, sua amante.

A modernização do elevador só aconteceu depois da Revolução Industrial, quando um motor a vapor passou a movimentá-lo. Cabos também eram usados, mas eles não eram tão resistentes: circulavam diversas notícias de acidentes por seu rompimento. Assim, era comum encontrar que fugisse do elevador por considerá-lo muito perigoso. Em 1853 isso mudou: o americano Elisha Graves Otis criou o primeiro sistema de segurança para elevadores. A solução travava o equipamento caso os cabos se rompessem. Daí em diante o elevador virou sinônimo de segurança e passou a utilizado com frequência para transportar pessoas. Nos anos seguintes, foi modernizado e passou a ser movido à eletricidade, como é até hoje. ((http://www.portac.com.br/historia-do-elevador.html)

 

 

Inspirações disponíveis para venda em nosso site:

 

 

 

 

 

A beleza dos antigos balcões e armários de boticários, permitiam a visualização dos artigos de maneira elegante e confiável.

 

 

 

 

Inspiração disponível para venda em nosso site:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *